domingo, 25 de setembro de 2011

E agora Gerente de Logística?

   Muitas vezes nos encontramos em alguns situações nada boas... Com certeza, é o caso do responsável pelo armazém do vídeo abaixo, que você irá ver. O que fazer numa situação dessas? O correto é, não deixar que ela aconteça...  Tenha sempre uma boa equipe de funcionários, com uma conversa aberta e sempre prestando atenção na satisfação deles.
   Lamentável, porém tem pessoas que são capazes de fazer isso, esquecendo de sua moral e ética, pensando apenas na ''saída'' e no ''seguro de desemprego''.
   Um forte abraço a todos e espero que nunca nos deparemos com uma ''sacanagem'' dessas, nunca!


sábado, 17 de setembro de 2011

O custo da Logística no Brasil atinge mais de 10% do PIB

   A parcela gasta pelo Brasil com logística em proporção do PIB (Produto Interno Bruto) supera a fatia destinada pelos Estados Unidos ao setor. Já que em termos absolutos os americanos gastaram, ano passado, R$ 2,08 trilhões em logística e o Brasil “apenas” R$ 391 bilhões, o volume representou 10,6% do PIB brasileiro, enquanto nos EUA essa fatia foi de 7,7%. Os números constam de pesquisa divulgada pelo Ilos – Instituto de Logística e Supply Chain, que mostra ainda uma média de 8,5% da receita líquida gasta por empresa com o setor de logística no Brasil.
   Para Maurício Lima, diretor de capacitação do Ilos e responsável pela pesquisa, divulgada ontem no 27º Fórum Internacional de Logística, o Brasil não investe o que deveria para diminuir os custos de logística das empresas.
   “Para cada aumento de 1% do PIB, seriam necessários investimentos para garantir o aumento de 1% na capacidade de transporte”, frisou Lima, acrescentando que o governo brasileiro deveria estar investindo cerca de R$ 70 bilhões, ou 2% do PIB, em logística por ano. “Hoje investimos cerca de R$ 15 bilhões na prática, mas sem qualidade”, afirmou.
   Lima ressaltou que “o que temos de logística retrata o Brasil da década de 1970″. Durante as décadas de 1980 e 1990, o investimento público no setor somou cerca de 0,2% do PIB por ano.
   O aumento médio de 4,4% do PIB nos últimos anos e o crescimento do setor de serviços permitiu redução dos custos de logística no país em relação ao PIB, o que, para o pesquisador, reflete um quadro comum. “Quando uma economia se desenvolve, o normal é o custo de logística diminuir”. No entanto, para as empresas, o custo de logística em relação à receita líquida tem crescido. Em 2005, era de 7,4% em média. Hoje é de 8,5%.
   A análise mostra que os gastos com transporte doméstico são os mais significativos, somando R$ 232 bilhões, o equivalente a 6,3% do PIB. Os gastos com transporte representam 54% dos custos médios das empresas com logística e 4,6% do valor de sua receita líquida. Muito atrás, os gastos com estoque e armazenagem ficam praticamente empatados, com 23% e 22% dos custos médios para as empresas, respectivamente.

Fonte: http://www.logisticadescomplicada.com/custo-da-logistica-no-brasil-atinge-mais-de-10-do-pib/#utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+logisticadescomplicada+%28Log%C3%ADstica+Descomplicada%29

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Algumas curiosidades sobre Logística!

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
   A importância da atividade de movimentação e armazenagem nos custos logísticos de uma empresa...

   A atividade de movimentação e armazenagem responde por cerca de 30 % do total dos custos logísticos. A atividade de separação de pedidos (picking) responde por 60 % dos custos do armazém.

   No armazém tempo é $$$...

   Mais de 50 % do tempo de um operador na atividade de separação de pedidos é destinada ao deslocamento de um lugar para outro.

   A maior área total coberta do mundo...   A United Parcel Service (UPS) tem a maior área total de armazenagem coberta do mundo, com 6,9 milhões de metros quadrados. O Wal Mart vem em segundo, com 5,72 milhões de metros quadrados. Dentre os operadores logísticos, a Exel tem 5,21 milhões de metros quadrados.

   Os maiores Centros de Distribuição do Brasil...   As Casas Bahia e o CBD (Pão de Açúcar) têm, provavelmente, os maiores centros de distribuição do Brasil. O do CD, em Osasco, possui cerca de 200.000 m² de área construída. O da Casas Bahia localizado em Jundiaí, SP, tem 178 mil m² de área construída. Em seguida estão o CD do Ponto Frio, em Guarulhos,SP, com 141 mil m² e o da VW Parts & Acessories, construído em Vinhedo,SP, com 132 mil m².

   O maior centro multimodal de resinas plásticas do mundo...A Katoen Natie, operador logístico, que tem sede na Antuérpia, na Bélgica, possui o maior e mais avançado centro de distribuição multimodal de resinas plásticas do mundo, dispondo de 1.000 silos e 1.000.000 de m² de área para armazéns dentro de um complexo que envolve área total de 130 hectares.

   Informações obre armazéns infláveis...Armazéns infláveis têm vida útil aproximada de 15 anos, pé direito máximo de 10,5 metros, largura máxima de 30 metros, comprimento máximo de 100 metros e podem resistir a ventos de até 80 km/h.

   A maior produtora mundial de empilhadeiras...
A Linde é a maior produtora mundial de empilhadeiras, com vendas anuais de aproximadamente US$ 2,5 bilhões.

Abraço a todos!

Fonte: http://www.via6.com/topico/186540/curiosidades-sobre-logistica

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Porto de Paranaguá é pioneiro em estabelecer Logística Reversa

   A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) publicou uma ordem de serviço determinando que os materiais adquiridos pela Appa e relacionados no artigo 33 da Lei 12.305 – que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos – devem obedecer aos princípios da logística reversa.

   Isso significa dizer que produtos como agrotóxicos (seus resíduos e embalagens), pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes e produtos eletroeletrônicos terão que ter sistemas de logística reversa com seus fornecedores, mediante retorno dos produtos após o uso, de forma independente do serviço de coleta e destinação de resíduos sólidos.

   A lei, sancionada em agosto de 2010 e regulamentada em dezembro passado, está sendo implementada este ano e o Porto de Paranaguá é um dos pioneiros no cumprimento das definições. A logística reversa é um conjunto de ações e procedimentos que viabilizam a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em outros ciclos produtivos.

   Dados do Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, mostram que entre 30 e 37% de todo o lixo recolhido no Brasil são resíduos secos, que podem ser reutilizados, e 55% são resíduos úmidos, aí incluído o material orgânico. Com isso, apenas de 8% a 10% é formado por rejeito realmente inaproveitável.

   De acordo com o Chefe do Núcleo Ambiental do Porto de Paranaguá, Ricardo Castilho, a implantação da logística reversa no porto vem complementar o trabalho já realizado pela Administração. Desde o início deste ano, todo o resíduo de grãos (soja, milho, farelo de soja e trigo) varrido do cais após a operação de navios é reutilizado, sem gerar qualquer custo para a Appa.

   “Quando o grão cai no chão, ele molha ou se contamina, não podendo mais ser exportado. A varredura realizada após a operação recolhe este resíduo que tem destinação correta, contribuindo com o meio ambiente e gerando economia para a Appa”, explica.

   Desde o início deste ano, a Associação dos Operadores do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (AOCP) é responsável por fazer a varredura do cais após a operação dos navios. O resíduo é enviado para uma empresa de Ponta Grossa que faz a compostagem deste material, usando-o como adubo para a plantação de grama.

   Antes disso, a Appa pagava para que o material orgânico de grãos fosse varrido do cais e enviado para o aterro sanitário. Após a implantação deste novo sistema, o lixo retirado da Appa – que era de 315 toneladas/mês, em média – caiu para 100 toneladas/mês, representando uma economia mensal de aproximadamente R$ 40 mil, além de contribuir com a sustentabilidade.