quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Chineses também chegam ao mercado de caminhões

Caminhão Foton 6,5 toneladas
A 18ª edição da Fenatran (Feira Internacional de Transportes) é marcada pela começo da chegada das marcas chinesas no mercado de pesados. Empresas como a Foton quer cercar as principais marcas e, para isso, traz ao Brasil três modelos, de PBT 3,5T, 6,5T e 8,5T. Todos com freios ABS e ar-condicionado de série.
                                                   
Lado esquerdo: cavalo mecânico Shacman TT 420cv
Lado direito: caminhão chassi LT 385cv
 Quem também faz sua estreia é a Shacman com cinco modelos. São três cavalos mecânicos e dois caminhões chassi. O carro chefe será o TT 420 6x4 feito para bitrens. Os caminhões chassi LT podem ter 385 ou 420 cv de potência e é visado para trabalho em mineradoras, canaviais, madereiras e construções em geral.

Caminhão Shacman
   A Shacman enfatiza que os caminhões chineses estão alinhados com a tecnologia moderna e já atende   as exigências Conama 7 e Euro 5. "Acho que é uma evolução natural da tecnologia e por uma boa causa, ainda que em princípio o custo do transporte deva subir um pouco por conta dos preços dos caminhões e do uso do novo componente a base de uréia”, disse João Comeli, diretor de produtos da Shacman Brasil

Algumas já estavam por aqui

Caminhão Effa com capacidade para 02 toneladas
   Entre as marcas conhecidas está a Effa, que lança um novo caminhão de duas toneladas. O restante da linha passou por uma reestilização, como a picape e a van Start, que custam R$ 27 mil e R$ 31.500 respectivamente.

   Não parece uma veterana de mercado, mas a Changan é o novo nome da Chana, que não pegou bem no mercado brasileiro por motivos óbvios. A sua conhecida linha de utilitários de pequeno porte também mudou de nome para Mini Star.

   De volta ao segmento de pesados, outra marca chinesa na mostra é a Sinotruck com os Howo 380 6x2 e 6x4. Os caminhões já são vendidos no Brasil. Um Howo preparado para Fórmula Truck também está na exposição.

Cavalos Mecânicos Sinotruck



Cavalo Mecânico Howo preparado para Fórmula Truck
 Fonte: http://msncaminhoes.icarros.com.br/noticias/caminhoes/chinesas-tambem-chegam-ao-mercado-de-caminhoes/10795.html

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Número de caminhões tem crescimento superior ao do total de veículos em Santa Catarina

  
                                                                      

   O número de caminhões nas estradas de Santa Catarina cresceu mais do que o número total de veículos em 2011, incluindo motos e automóveis. O segmento fechou o acumulado do ano até setembro com alta de 8,77% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento se deu sobre a base de 8.540 caminhões vendidos nos nove primeiros meses de 2010, que representaram alta de 45,58% sobre o mesmo período de 2009. Neste ano, até setembro, foram 9.289 caminhões vendidos.

   No Brasil, o setor de caminhões deve registrar o recorde de vendas de aproximadamente 170 mil unidades até o final deste ano. Até setembro, o crescimento foi de 15,95%. Em Santa Catarina, a variação do aumento de caminhões, no período, aproxima-se do crescimento nas vendas de automóveis e comerciais leves, que é de 10,86%. Para o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) de Santa Catarina, Sergio Ribeiro Werner, o crescimento expressivo da venda de caminhões nos últimos cinco anos, com destaque para 2010, tem acompanhado o aquecimento da economia brasileira.

   — O Brasil tem um modal de transporte essencialmente rodoviário. Então, o aumento de caminhões nas estradas é proporcional ao volume de commodities agrícolas e minerais no país, que, além disso, também está investindo na infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014  — observa.

   O presidente da Fenabrave de SC espera que o setor feche 2011 com crescimento entre 8% e 10% no Estado. Ele acrescenta que, nos próximos anos, as vendas do setor deverão evoluir proporcionalmente ao PIB brasileiro, crescendo o dobro da economia do país.

   O que também deve impulsionar as vendas nos próximos meses é a corrida para comprar veículos com a tecnologia Euro 3, mais barata do que a Euro 5, que passa a ser obrigatória em 2012. Essa antecipação deve provocar retração nas vendas de 2012, em cerca de 10%, preveem as montadoras.

Fonte: Diario Catarinense

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Uma breve comparação entre os modais: Hidroviário, Ferroviário e Rodoviário.

Item
Barco
Trem
Caminhão
Peso morto por T de carga transportada
350 kg
800 kg
700kg
Força de tração – 1 CV arrasta sobre
4.000 kg
500 kg
150 Kg
Energia: 1Kg de carvão mineral 1 T a
40 Km
20 Km
6,5 Km
Investimentos para transportar 1000T, em milhões de DM
0,75
2,5
3
Quantidade de equipamento para transportar 1000T
1 Empurrador e 1 Balsa
1 Locomotiva e 50 Vagões
50 Cavalos Mecânicos e 50 reboques
Vida Útil em anos de uso
50
30
10
Custo (R$/km) Tonelada por Km transportado
0,009
0,016
0,056









Fonte: Dergo, Valec, Ahitar/MT (Site Catho, Prof Piñel)


Comparações de eficácia por modalidade de transporte

*Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente à transportada por 278 caminhões com 36 toneladas cada um.

*Um comboio de 10 mil toneladas, num percursso de 500km, consome cerca de 21 toneladas de combustível. Uma frota de caminhões, para cobrir o mesmo percursso, consome 54 toneladas.

*Para se conduzir uma frota de 278 caminhões são necessários 556 homens, entre o motorista e ajudantes. Um comboio de 10 mil toneladas é tripulado por 12 homens.

*Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente a carga transportada por 100 vagões do tipo Jumbo Hopper.
Fonte: Environmental Advantages of Inland Barge Transportation, 1994 – US Maritime Administration. (Site Catho, Prof Piñel)  

   

  
   Tendo como base estas informações, está mais do que claro, que o nosso governo deveria investir mais em transporte hidroviário, pois temos muito ainda o que explorar e também o transporte ferroviário.
   Pensando bem, não precisa... Já iremos gastar muito dinheiro com as Olimpiadas e a Copa do Mundo... Isso sim é investimento, só espero que tudo isso que será investido, pelo menos se pague... Que em meu ver, não irá!

   Um abraço à todos e já registro aqui, minha crítica...