"O motorista é o fator mais importante para a economia, o meio-ambiente e a segurança", afirma Leif Östling, presidente e CEO da Scania. "Condutores qualificados e comprometidos são fatores fundamentais para um transporte eficiente, contribuindo para a redução na emissão de poluentes, para a segurança rodoviária e para a lucratividade da empresa. Essa combinação é a prova que sustentabilidade e resultados financeiros positivos podem andar a lado a lado", explica o executivo.
As provas foram elaboradas para se aproximar o máximo possível do dia a dia dos motoristas, com simulação de manobras e outras situações comuns ao volante. "A competição foi criada para chamar a atenção dos motoristas, celebrando suas habilidades e valorizando os atributos da profissão, extremamente importante para sociedade. Ao fazermos isso, buscamos elevar o status dos motoristas e atrair mais pessoas para profissão", diz Östling.
Nos próximos meses, serão anunciadas mais etapas ao redor do mundo, como Austrália, Hong Kong, Argentina, Coréia, México, Singapura, China, Chile, Malásia, Peru e África do Sul, assim como ao redor da Europa.
No Brasil, a quarta edição da competição Melhor Motorista de Caminhão está prevista para ser lançada no próximo ano. Em sua última edição, em 2010, o evento contou com mais de 28 000 condutores, consagrando o Brasil como recordista de inscrições entre os países em que a ação é realizada pela Scania.
Fonte: http://transportemundial.terra.com.br/index.asp?codc=1787