Caminhão Foton 6,5 toneladas |
A 18ª edição da Fenatran (Feira Internacional de Transportes) é marcada pela começo da chegada das marcas chinesas no mercado de pesados. Empresas como a Foton quer cercar as principais marcas e, para isso, traz ao Brasil três modelos, de PBT 3,5T, 6,5T e 8,5T. Todos com freios ABS e ar-condicionado de série.
Lado esquerdo: cavalo mecânico Shacman TT 420cv Lado direito: caminhão chassi LT 385cv |
Quem também faz sua estreia é a Shacman com cinco modelos. São três cavalos mecânicos e dois caminhões chassi. O carro chefe será o TT 420 6x4 feito para bitrens. Os caminhões chassi LT podem ter 385 ou 420 cv de potência e é visado para trabalho em mineradoras, canaviais, madereiras e construções em geral.
Caminhão Shacman |
A Shacman enfatiza que os caminhões chineses estão alinhados com a tecnologia moderna e já atende as exigências Conama 7 e Euro 5. "Acho que é uma evolução natural da tecnologia e por uma boa causa, ainda que em princípio o custo do transporte deva subir um pouco por conta dos preços dos caminhões e do uso do novo componente a base de uréia”, disse João Comeli, diretor de produtos da Shacman Brasil
Algumas já estavam por aqui
Caminhão Effa com capacidade para 02 toneladas |
Não parece uma veterana de mercado, mas a Changan é o novo nome da Chana, que não pegou bem no mercado brasileiro por motivos óbvios. A sua conhecida linha de utilitários de pequeno porte também mudou de nome para Mini Star.
De volta ao segmento de pesados, outra marca chinesa na mostra é a Sinotruck com os Howo 380 6x2 e 6x4. Os caminhões já são vendidos no Brasil. Um Howo preparado para Fórmula Truck também está na exposição.
Cavalos Mecânicos Sinotruck |
Cavalo Mecânico Howo preparado para Fórmula Truck |