Item | Barco | Trem | Caminhão |
Peso morto por T de carga transportada | 350 kg | 800 kg | 700kg |
Força de tração – 1 CV arrasta sobre | 4.000 kg | 500 kg | 150 Kg |
Energia: 1Kg de carvão mineral 1 T a | 40 Km | 20 Km | 6,5 Km |
Investimentos para transportar 1000T, em milhões de DM | 0,75 | 2,5 | 3 |
Quantidade de equipamento para transportar 1000T | 1 Empurrador e 1 Balsa | 1 Locomotiva e 50 Vagões | 50 Cavalos Mecânicos e 50 reboques |
Vida Útil em anos de uso | 50 | 30 | 10 |
Custo (R$/km) Tonelada por Km transportado | 0,009 | 0,016 | 0,056 |
Fonte: Dergo, Valec, Ahitar/MT (Site Catho, Prof Piñel)
Comparações de eficácia por modalidade de transporte
*Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente à transportada por 278 caminhões com 36 toneladas cada um.
*Um comboio de 10 mil toneladas, num percursso de 500km, consome cerca de 21 toneladas de combustível. Uma frota de caminhões, para cobrir o mesmo percursso, consome 54 toneladas.
*Para se conduzir uma frota de 278 caminhões são necessários 556 homens, entre o motorista e ajudantes. Um comboio de 10 mil toneladas é tripulado por 12 homens.
*Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente a carga transportada por 100 vagões do tipo Jumbo Hopper.
Fonte: Environmental Advantages of Inland Barge Transportation, 1994 – US Maritime Administration. (Site Catho, Prof Piñel)
Tendo como base estas informações, está mais do que claro, que o nosso governo deveria investir mais em transporte hidroviário, pois temos muito ainda o que explorar e também o transporte ferroviário.
Pensando bem, não precisa... Já iremos gastar muito dinheiro com as Olimpiadas e a Copa do Mundo... Isso sim é investimento, só espero que tudo isso que será investido, pelo menos se pague... Que em meu ver, não irá!
Um abraço à todos e já registro aqui, minha crítica...
Interessante esse comparativo de modalidades. Esta mais que claro que o transporte hidroviário é pouco investido no Brasil. Existe uma grande dependencia das rodovias em relação a outros paises como por exemplo EUA, Mexico e Alemanha. Segundo um estudo da UFSC mostra que 58% da matriz de transporte do brasil esta diretamente ligado ao transporte rodoviário e apenas 13% ao transporte hidroviário. Assim continuamos na esperança de grande investimentos do PAC em transporte hidroviário. Um grande avanço foi o investimento de 1bilhao no transporte hidroviario no estado do PARA agora em Maio/11
ResponderExcluir