terça-feira, 4 de outubro de 2011

Uma breve comparação entre os modais: Hidroviário, Ferroviário e Rodoviário.

Item
Barco
Trem
Caminhão
Peso morto por T de carga transportada
350 kg
800 kg
700kg
Força de tração – 1 CV arrasta sobre
4.000 kg
500 kg
150 Kg
Energia: 1Kg de carvão mineral 1 T a
40 Km
20 Km
6,5 Km
Investimentos para transportar 1000T, em milhões de DM
0,75
2,5
3
Quantidade de equipamento para transportar 1000T
1 Empurrador e 1 Balsa
1 Locomotiva e 50 Vagões
50 Cavalos Mecânicos e 50 reboques
Vida Útil em anos de uso
50
30
10
Custo (R$/km) Tonelada por Km transportado
0,009
0,016
0,056









Fonte: Dergo, Valec, Ahitar/MT (Site Catho, Prof Piñel)


Comparações de eficácia por modalidade de transporte

*Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente à transportada por 278 caminhões com 36 toneladas cada um.

*Um comboio de 10 mil toneladas, num percursso de 500km, consome cerca de 21 toneladas de combustível. Uma frota de caminhões, para cobrir o mesmo percursso, consome 54 toneladas.

*Para se conduzir uma frota de 278 caminhões são necessários 556 homens, entre o motorista e ajudantes. Um comboio de 10 mil toneladas é tripulado por 12 homens.

*Um comboio de 10 mil toneladas transporta a carga equivalente a carga transportada por 100 vagões do tipo Jumbo Hopper.
Fonte: Environmental Advantages of Inland Barge Transportation, 1994 – US Maritime Administration. (Site Catho, Prof Piñel)  

   

  
   Tendo como base estas informações, está mais do que claro, que o nosso governo deveria investir mais em transporte hidroviário, pois temos muito ainda o que explorar e também o transporte ferroviário.
   Pensando bem, não precisa... Já iremos gastar muito dinheiro com as Olimpiadas e a Copa do Mundo... Isso sim é investimento, só espero que tudo isso que será investido, pelo menos se pague... Que em meu ver, não irá!

   Um abraço à todos e já registro aqui, minha crítica...

Um comentário:

  1. Interessante esse comparativo de modalidades. Esta mais que claro que o transporte hidroviário é pouco investido no Brasil. Existe uma grande dependencia das rodovias em relação a outros paises como por exemplo EUA, Mexico e Alemanha. Segundo um estudo da UFSC mostra que 58% da matriz de transporte do brasil esta diretamente ligado ao transporte rodoviário e apenas 13% ao transporte hidroviário. Assim continuamos na esperança de grande investimentos do PAC em transporte hidroviário. Um grande avanço foi o investimento de 1bilhao no transporte hidroviario no estado do PARA agora em Maio/11

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