quinta-feira, 28 de julho de 2011

Logística? Definições e Origem!


    O termo  Logística, segundo o Dicionário Aurélio vem do francês ‘’ LOGISTIQUE’’ , sendo uma de suas definições como: ‘’a parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos ou administrativos’’.
    A logística teve origem nas organizações militares, que era a arte de movimentar exércitos. Grandes conquistadores foram inspirados, como: Júlio César, Napoleão, Alexandre – o Grande, entre outros. Um dos maiores exemplos que posso destacar aqui é o exército de Alexandre - o Grande, da Macedônia. Seu império, por volta de 376 A.C. alcançou diversos países como Grécia, Pérsia e a Índia. Ele usava engenheiros, contra mestres, equipe de estudos estratégicos, cavalaria e infantaria. Usava funções de como destruir a resistência da cidade a ser atacada.
    Alexandre montou outra equipe que seguia à frente do exército de 35.000 homens, comprando todos os suprimentos necessários e montando armazéns avançados durante todo o trajeto para atender esses soldados, que consumiam 100 toneladas de alimentos e 300.000 litros de água por dia. Graças a essa estratégia, o exército de Alexandre caminhava em média 32 quilômetros por dia, enquanto que outros exércitos deslaçavam-se apenas 17 quilômetros, pois dependiam de carros de boi para realizar o transporte de suprimentos. Deste modo, fez com que o exército de Alexandre tivesse grande vantagem perante o inimigo e chegasse a percorrer em torno de 6.400 quilômetros do Egíto à Índia.
    Durante a 2ª Guerra Mundial, em meados do século XX, a logística teve seu impulso: movimentando tropas, navios, aviões, carros e armas de combate, municões e suprimentos. Fizeram acordos e parcerias estratégicas entre países, tudo dentro de um planejamento logístico, com o intuíto de vencer o inimigo!
    A logística foi estudada sob a visão acadêmica de John Crowell, no início do século XX, onde detalhes como custos e fatores afetavam a distribuição dos produtos agrícolas.
Na década de 60, as Universidades de Ohio e Michigan ministravam cursos de graduação em logística, reconhecido pelo Governo Americano. A universidade de Harvard em 1965, introduziu o conceito de análise de custo total nas àreas da logística.
Nas décadas de 70 e 80, foram identificados os componentes dos custos de manutenção dos estoques e é apresentada uma metodologia para o seu cálculo; nas empresas americanas ocorre a implantação das diversas técnicas em logística como: MRP, Kanban e Just-in-time. Mostrando a necessidade da integração da logística com toda a empresa em geral.
    Graças as formações estratégicas dos blocos econômicos ( NAFTA, MERCOSUL, etc... ), na década de 90, a logística se consolida.
    Como sempre, o Brasil está atrasado e teve iníco na logística nos anos 70, com a adoção das técnicas pelos setores de energia elétrica e automobilístico. Foram criados Instituto  e Associação para a administração, movimentação e armazenagem de materiais.
    Surge o primeiro grupo de estudos de Logística, nos anos 80. Onde foram  trazidos do Japão os primeiros sistemas modernos de logística integrada, como: Just-in-Time e o Kanban, que foram desenvolvidos pela Toyota. Foram criados também o Paléte Padrão Brasileiro, a Associação Brasileira de Logística e a instalação do primeiro Operador Logístico no Brasil.
    Com a abertura do mercado brasileiro internacionalmente, na década de 90, a estabilidade econômica, a privatização de portos, rodovias e empresas públicas, a logística começou a tomar forma dentro das grandes, médias e pequenas empresas brasileiras.
    Hoje em dia a  logística pode ser definida como uma ciência, pois tem base de estudo, envolve cálculos e métodos, algoritmos de rotas, algoritmos de endereçamento,  modais. E por que também algumas àreas precisam ser estudadas e preparadas para resolver diversos problemas, que são pedidos, estoque e transporte. Os pedidos são de venda e compra, que dão início e fim á logística. O estoque é o intermediário, que vai balancear os pedidos de compra e de venda, tendo que gerenciar o estoque. E por fim o transporte, que cerca de dois terços do custo logística está nele, por ser ineficiênte aqui no Brasil.
    Para finalizar, ‘’as empresas compreendem que Logística é a somatória das
atividades da Administração de Materiais e a distribuição física. Neste sentido,   destaca-se que o interesse pela Logística será crescente no futuro e que seus conceitos sempre serão alvo de observação, análise e adaptação às necessidades empresariais para o incremento da eficiência, bem como para a eficácia das empresas sujeitas às constantes e aceleradas mudanças em razão dos avanços tecnológicos, das mudanças econômicas e das transformações globais’’.


 
Fontes: Cursos 24 Hrs ( Curso de Logística )

2 comentários:

  1. Dear Tiago,

    Congratulation's for your Logistic's blog. Everyone knows that a good planing and strategy for Logistics is totally necessary to succeed on business, since product costs depends a lot on logistic results.

    Best Regards,
    Jaciel C. Schmidt
    Export & Import Analyst

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Tiago, continue assim.

    Grande abraço!

    Rabiscos: http://saulegoedert.blogspot.com/

    ResponderExcluir